top of page

É lamentável ver profissionais do direito "defenderem" atos contrários à democracia sob o disfarce de liberdade de expressão.

  • Foto do escritor: Vanessa Monteiro Benchik
    Vanessa Monteiro Benchik
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

É lamentável ver profissionais do direito "defenderem" atos contrários à democracia sob o disfarce de liberdade de expressão.


A advocacia, uma profissão prestigiada pela defesa da Justiça e do Estado de Direito, se enfraquece quando alguns de seus membros replicam narrativas desconectadas da história ainda tão recente do nosso país.


O Brasil viveu, não faz muito tempo, os efeitos do autoritarismo, e ignorar essa memória em nome de discursos voltados aos próprios interesses é um desserviço não apenas à profissão, mas à sociedade como um todo ... sobretudo para aqueles que mais necessitam da ação de um Estado imparcial e responsável com os recursos que são de todos.


São essas mesmas pessoas, esses mesmos profissionais que, "defendem" seus posicionamentos pautados em notícias de fontes tendenciodas, que em um regime autoritário, seriam os primeiros a perder sua voz, sem perceber que ajudaram a serrar o galho nos quais estavam sentados.


Lamento por isso.


Mas, ao mesmo tempo, me orgulho cada dia mais por, sendo advogada, não me sentir parte desse “seleto” grupo de pensadores políticos de WhatsApp que trocam a responsabilidade pela conveniência e facilidade de militar sem ações.

Vanessa M Benchik | 2025

 
 
 

Comentários


bottom of page